O homem perfeito ou o homem perfeito para nós?

O que me motivou a escrever sobre o homem perfeito foi a frase supostamente de autoria de Jô Soares, que circula no Facebook, de que o homem perfeito, se existisse só poderia ser gay. Conclusão a que ele chegou depois de descrever qualidades e ações só praticadas pelo homem perfeito.
Tenho estado longe do Brasil há seis anos e fico imaginando o que se passa para que o Jô tenha tão pouca fé nos homens, sendo ele um. Não digo que a falta de fé nos homens recaia apenas sobre as mulheres e homens brasileiros. Creio que isto é um problema mundial, como a crise, do abastecimento da água, a fome e o desemprego. O próprio Jô, sendo homem, não acredita em homens perfeitos. Tenho pena das mulheres que quiserem privar com ele.
Mas tanto aqui como lá, ouço o suspirar das mulheres em busca de suas caras metades e conheço versões dos limites a que uma mulher pode chegar em busca da sua perfeição de homem.
O problema está nos significados a que todos dão ao homem perfeito. Nas sociedades ocidentais, da criança a idosa, vivemos bombardeadas pelas imagens deste tipo
de homem: com as qualidades de príncipe encantado dos contos infantis, com a presença e o sex appeal do macho alfa, que pode, manda e consegue tudo que quer do mundo dos negócios ou a do homem bonito, rico e poderoso dos romances. Olhando para esse perfil, creio de mais 85% da população masculina estaria fora destes padrões. Por isso, quem pode concorrer com tais homens?
E assim, seguem-se as desilusões e frustrações porque não encontramos o tal homem mesmo que estejamos acompanhadas. Parece que a pessoa ao nosso lado nunca é suficiente para nós, uma vez que estamos a espera de ser arrebatadas da nossa realidade pelo nosso príncipe encantado, pelo poderoso homem de negócios ou pelo homem romântico, carente, bonito e rico dos romances. Passamos a vida para suspirar por estes homens que parecem nunca chegar.
Conseguimos sair para encontros e passar todo o período avaliando a nossa companhia, buscando identificar os sinais do homem perfeito. Como resultado, a frustração nos acompanha à saída do encontro e mais um homem perdeu a oportunidade de ser "descoberto". Não estou com isso, dizendo que devemos nos entregar ao primeiro que aparece, mas que dev
emos dar uma chance ao tempo, que pode tudo, inclusive nos reservar boas e grandes surpresas. Afinal, que homem pode rivalizar com tal competição. Entretanto, vamos pondo de lado a oportunidade de apreciar um sorriso, um toque de mãos, um beijo, um abraço, por não termos dado a oportunidade de conhecer sequer a pessoa.
Homens perfeitos não existem. A ideia de perfeição segue uma lógica narcisita e positivista de ver o mundo, as coisas e as pessoas. Nesta lógica, o ter vem antes do ser. O homem perfeito só poder ser bonito, ter dinheiro, poder, sex appeal, aquele charme que envolve até os homens. Só depois saberemos até onde vai a sua capacidade de amar. Creio que as mulheres que buscam apenas estes homens sofrem de uma necessidade tremenda de se sentirem seguras com o que quer que eles lhes proporcionem. São mulheres que apagaram seu próprio calor e luz interiores. Não acreditam que a felicidade está para além de certos aparatos. São mulheres que deixaram de acreditar, não no príncipe encantado e nas imagens tolas de que já falamos, mas na vida, na felicidade e no amor. E quando elas efetivamente descobrem esta realidade, já têm ao seu lado um ogre no lugar daquele com quem se casou. Nem o dinheiro que ele possuía ameniza o fato dela viver com uma pessoa que no fundo, não a vê mais do que com um bem adquirido. E aí você vê que pagou um preço caro pela sua "felicidade".
Homens perfeitos para nós é que existem. Há muitas mulheres que o podem testar. E elas nos dirão, eles não são perfeitos, mas com o que já fazem, através do companheirismo, da compreensão, da camaradagem, podem estar a caminho da perfeição. Por isso, o homem perfeito para nós nos toca a alma, acaricia o nosso espírito assim que nos avista. Mas este homem só surge na vida das mulheres que ousam acreditar e esperar para reconhecê-los. E mulheres com esta ousadia seguem um caminho interior que cancelou as imagens que lhe puseram na cabeça. Elas acreditam primeiro no que sentem. E se encontram um bobalhão pelo caminho, sabem muito bem que não estão diante do homem perfeito para as mulheres que elas são e nem se trata do homem que elas precisam. Elas conseguem sentir e perceber o ser que está ao seu lado antes de querer que ele seja simplesmente lindo de arrasar, chique de doer, podre de rico e mais poderoso que o Belusconi na Itália. Se ele assim o for e ainda amá-la, que assim seja. Mas se não for, que lhe vale viver num castelo onde geme e chora se não tem com quer sorrir e ser feliz?
A mulher que procura o homem perfeito para ela, acredita na vida, na possibilidade que a vida tem de reconhecer as suas necessidades e de ajudá-la na hora certa. Geralmente, esta será uma mulher que batalha pelas suas ideias, pelos seus compromissos, uma mulher que ama a vida e está em sintonia com a vida. Vitoriosa, ela irradiará a luz necessária para que o homem perfeito para ela a enxergue em meio a escuridão de alguns valores que reinam a nossa volta. A luz dela com a luz dele é a ponte para os dois se encontrarem nesta vida. E se pudesse definir toda esta reflexão... diria que é tudo uma questão de fé.

Comentários

Postagens mais visitadas