Experiências com tecnologias

Estou começando mais uma caminhada nas reflexões pedagógicas. E como em uma caminhada acadêmica nunca andamos sozinhos, tenho novos parceiros de discussão sobre as novas tecnologias para a educação. Desta vez são os meus alunos da disciplina Gestão Educacional e Novas Tecnologias. Começamos uma conversa gostosa sobre a Sociedade da Informação. Situamos o novo contexto, os documentos que anunciam e denunciam este momento.

Em seguida, enveredamos para os impactos das novas tecnologias na vida contemporânea. Partilhamos das nossas impressões sobre os impactos visíveis na nossa vida diária, causados pela entrada e utilização das novas tecnologias, desde o levantamento de dinheiro em caixas de autoatendimento, aparelhos celulares multimídias, carros com multos canais de comunicação entre outras coisas. Falamos também dos espaços virtuais que nos permitem ter outras vidas, criar e exercitar novas identidades e vivenciar outras aprendizagens.

Situamos também os estágios da web e a relação com os papéis o utilizador das novas tecnologias. E começamos a discutir os desafios postos à educação. Para atender a esse fim, expus a história da entrada das tecnologias ao longo da história educacional do Brasil, estudo realizado por Lucena e Fucks (2002). Tecnologias impostas por decisões governamentais para atender aos problemas existentes no espaço educativo. Sem formação e sem condições de manutenção do parque tecnológico, a escola e seus profissionais assumiram posições de descréditos a estes equipamentos.

As discussões que enveredaremos daqui para a frente são: Como é possível aproximar a tecnologia da educação? Quais as saídas que enquanto gestor devo tomar?

Bem, só posso esperar que juntos nos desbrucemos sobre as questões e apresentemos nossas percepções desta problemática e as saídas pensadas por nós ou advindas de nossas pesquisas.

Até lá!

Comentários

Anônimo disse…
Teacher...
Ter voce como parceira da conversão necessária entre educação e tecnologias, merece uma comemoração. Aprendi algumas coisas que pensei que sabia e discuti comigo mesmo a respeito de meus conceitos, que não sabia que os mesmos ainda não o eram.
Obrigado pelo amor e paciência com que desempenha o seu trabalho.

Abração.
Heldon
Anônimo disse…
Profa que bom lhe conhecer pra mim foi um prazer
mirella disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas