Ética e profissionalidade docente: conceitos possíveis?

Estou lendo sobre profissionalidade docente e em um artigo escrito pela professora Ilma Veiga para a Revista de Educação da PUC de Campinas de junho de 2007, esta pesquisadora desenvolvendo o tema da relação ética e profissionalidade docente, em vários momentos de seu texto chama a atenção para o homem com um ser de relações e que as profissões são relacionais ao envolver um outro, que cria expectativa sobre o profissional e vice-versa. Nada mais oportuno e urgente trabalhos e debates como o expresso neste artigo.

Em todo o momento da leitura, me via analisando a realidade estrutural da educação nas escolas municipais e estaduais do meu estado, o Maranhão. Convivo com uma amiga que é professora locada nestas duas realidades. E em conversas informais, onde trocamos impressões de nossas experiências profissionais e nos relatos feitos por esta amiga estão expressos uma série de atitudes praticadas pelos professores que vão inserir-se justamente nesse debate sobre a ética.

Me interessei em realizar uma investigação sobre esse tema quando voltar ao Brasil, pois questões como as que coloco, me interessam demais. São elas: como tais professores e professoras compreendem aspectos éticos do seu trabalho e a natureza humana de suas relações? Como desenvolver uma formação em que este tema fosse o elemento central sem dar de frente com as personalidades dos professores, onde alguns elementos já deveriam estar balizados e solidificados? Como encontrar formas de promover uma educação ética e pelo exercício da ética em territórios hostilizados e marginalizados?
São algumas das questões que me interessam e gostaria de chamar ao debate como forma de amadurecer as ideias.

Cumprimentos e votos de bom trabalho a todos!

Comentários

Sua página está ótima, vários comentários proveitosos.Parabéns um ótimo final de semana e fique com Deus.

Postagens mais visitadas