Reflexões sobre as TIC

Ontem, eu terminei uma disciplina chamada Tecnologia Educacional em Práticas Pedagógicas na cidade de Rosário, MA. Foi uma experiência muito gratificante! Mesmo cansada de uma semana onde comecei uma nova experiência também com as TIC num Núcleo de Tecnologias de uma universidade muito importante aqui no estado, terminei o dia com uma sensação de satisfação.

Estou sempre frustrada  em dar esta disciplina sem recursos mobilizadores de aprendizagem e ambientes de aprendizagem informais, que permitam trabalhos de grupo e edição colaborativa. Mas ontem senti que tinha cumprido meu objetivo em, pelo menos, incentivar boas discussões em torno das TIC. Adorei a forma como toda a turma interagiu nas discussões com os grupos que estavam apresentando e durante toda a aula. Senti-me muito feliz.

Mas ficam algumas dúvidas. Será que, de fato, foram boas experiências para eles, os alunos? O que esta disciplina ocasionou neles? Que pensamentos agora surgem em suas mentes? O que pensam em fazer daqui para frente? É esperado que os alunos digam da sua justa vontade o que acharam desta experiência, ainda que completamente dialógica.

Da minha parte fica o desejo que sejam multiplicadores de boas práticas e novas e excelentes experiências! Um feliz futuro a todos!

Comentários

Unknown disse…
A prática pedagógica nos tempos atuais é um desafio muito grande, isto porque, vivemos em uma sociedade muito desenvolvida tecnologicamente e esta realidade reflete nas nossas escolas, uma vez que os alunos que delas fazem parte são chamados de "nativos tecnológicos", ou seja, já estão em contato direto com as TICs e vivem uma realidade completamente diferente daquela vivida por muitos professores.
As discussões da qual fiz parte nesta disciplina foram de suma importância para uma análise da realidade educacional no Brasil em relação as tecnologias. Sendo assim, devemos sempre pensar na melhor forma de usar as tecnologias para que os resultados sejam os melhores e mais satisfatórios aos envolvidos no processo de aprendizagem.

Postagens mais visitadas